Blogs: Extinção ou evolução?
Como já é de costume, há sempre quem fale que os blogs deixarão de existir. O fato é que isso vem sendo dito há algum tempo e até agora para pesquisadores como eu, só se percebe que os blogs acabam para aqueles que não se dedicam, não se esforçam e já caíram na comodidade.
Depois de muito pesquisar, li diversas opiniões, umas me chamaram a atenção, outras nem tanto.
Sou desse universo chamado "Blogosfera", sempre gostei de escrever e pesquisar novas
tecnologias. Contudo já não é de hoje que o cerco sobre blogs e vlogs vem se fechando. Os tempos áureos da Internet não existem mais e está cada dia mais difícil monetizar sites e canais de vídeo. Tanto blogueiros quanto vloggers tem reclamado constantemente das mudanças nas políticas e nos termos dos principais sites geradores de receita e de tráfego, como Facebook e Youtube (Google/Adsense). Mas até que ponto essas reclamações são válidas e qual a parcela de “culpa” dos sites e dos produtores de conteúdo? .
Uma das primeiras coisas que aprendi desde pequeno com meu pai foi o ditado “quem tem dois, tem um, quem tem um, não tem nenhum”. Na Internet esse ditado é perfeito. Um grande problema da maioria dos produtores de conteúdo, seja em blogs ou em vídeos é que ao atingir um certo patamar de sucesso, eles se acomodam. Deixam de se atualizar, buscar novas fontes de renda e de tráfego, abrir novos negócios, explorar outros canais e produzir conteúdos diferentes. E aí, quando a fonte seca, a casa cai. Esse é um erro crasso que deve ser evitado a todo custo. Na Internet, em time que está ganhando, se mexe sim. Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.
Isso é TRABALHO. São pessoas que vivem da Internet mas não passam o dia nela apenas se divertindo. Usam-a como ferramenta para ganhar a vida e fazem isso da forma mais profissional e dedicada possível. Não acho que blogs irão acabar, muito menos vlogs. Tudo é questão de adaptação e trabalho duro. Tomar os bons exemplos como espelhos já é um ótimo passo. O mesmo vale para empresas que cuidam de fanpages de clientes ou fazem anúncios na rede social.
Para quem curte blogs e vlogs, podem ficar tranquilos que sua diversão está garantida. Um ou outro pode sumir pelo caminho, mas isso é normal. Coisas novas sempre surgirão.
No similar posts
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário