Busca orgânica e links patrocinados
A busca orgânica é o espaço onde os
usuários realizam pesquisas nos sistemas de busca. A busca orgânica, ou
resultados naturais, fornece a maior concentração de cliques como o exemplo abaixo.
Nota-se que os links patrocinados
representam muito pouco em relação à busca orgânica. Os primeiros seis
resultados de busca orgânica somam quase 60% dos cliques em relação ao
restante da página, tornando-se assim, a situação preferida por quem quer que
tenha um site.
Nota-se também que os links patrocinados na coluna lateral direita, não passam de alguns poucos cliques, onde o primeiro recebe apenas 2% de todos os cliques na página. Somente o primeiro link dos links patrocinados no topo da página, ou seja, acima da busca orgânica, é que recebe uma quantidade razoável de cliques. Os outros links dos links patrocinados são praticamente invisíveis para o usuário comum.
Mais do que trabalhar o produto, a busca orgânica
trabalha a marca da empresa e este é um fator fundamental para, não somente a
continuidade de uma empresa, mas também a continuidade de fazer negócios, uma
vez que a tendência de todos os negócios é se tornar digital. Daí se pode ter
uma noção exata da importância desse fator.
Trabalhando a imagem institucional do site, uma vez
que o Google indica aqueles sites que estão na primeira página de
busca, como se representassem os líderes da categoria, diferentemente dos links
patrocinados, que trabalham especificamente o oferecimento de algum
produto ou serviço de forma direta, a busca em links naturais pode alavancar
negócios e promover a empresa de forma global, onde se deixa de ser um negócio
local, abrangendo uma área de atuação muito maior, ou seja, toda a comunidade
digital.
Independentemente de se trabalhar a imagem
institucional, os links patrocinados se ajustam perfeitamente à
estratégia de vendas de lojas virtuais, onde estas podem ter um lugar
assegurado, trazendo bons resultados. Um estudo realizado pela Engine Ready
baseou-se em uma análise de 20,8 milhões de visitas e 108 milhões de page views
para 26 lojas virtuais em um período de 12 meses. Com base no
tráfego, os visitantes que clicam em um link patrocinado têm 50% mais
chances de comprar do que aqueles que vêm a partir de links orgânicos do
Google. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de conversão de links
patrocinados é de 2,03% contra 1,26% da busca orgânica. Para lojas
virtuais, sem dúvidas é uma forma de vender produtos, mas tudo isso tem um
custo, contra a busca orgânica que é gratuita.
Fora esse fato tem outro interessante: 65% das pessoas NUNCA CLICAM EM LINKS PATROCINADOS, preferindo a busca orgânica.
A estratégia de se usar um ou outro vai depender
dos objetivos de marketing digital da empresa, mas a importância da busca
orgânica para a marca é fundamental. Importante também é o trabalho de SEO,
pois é ele que produz resultados nos sistemas de busca, principalmente
trabalhando o site para ocupar um bom posicionamento na primeira página e,
entre as primeiras posições para diversos termos de busca. Esse é o contexto
fundamental do SEO.
Conclusão
Que o marketing em sites de busca hoje são a melhor forma de investir e ter retorno mensurável, todo mundo sabe. Portanto, quanto mais sua empresa puder estar presente em resultados de busca, tanto melhor.
Portanto, deve ter em mente o prazo para ter retorno e o budget disponível, e assim escolher a melhor estratégia. Uma estratégia interessante, para pequenas e médias empresas, é iniciar as campanhas de Links Patrocinados do Google AdWords com uma verba maior e ir reduzindo na medida em que o tráfego da busca orgânica começar a gerar conversões, até ficar numa média de custo interessante.
Conclusão
Que o marketing em sites de busca hoje são a melhor forma de investir e ter retorno mensurável, todo mundo sabe. Portanto, quanto mais sua empresa puder estar presente em resultados de busca, tanto melhor.
Portanto, deve ter em mente o prazo para ter retorno e o budget disponível, e assim escolher a melhor estratégia. Uma estratégia interessante, para pequenas e médias empresas, é iniciar as campanhas de Links Patrocinados do Google AdWords com uma verba maior e ir reduzindo na medida em que o tráfego da busca orgânica começar a gerar conversões, até ficar numa média de custo interessante.
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