Busca orgânica e links patrocinados

Nenhum comentário



A busca orgânica é o espaço onde os usuários realizam pesquisas nos sistemas de busca. A busca orgânica, ou resultados naturais, fornece a maior concentração de cliques como o exemplo abaixo.

Nota-se que os links patrocinados representam muito pouco em relação à busca orgânica. Os primeiros seis resultados de busca orgânica somam quase 60% dos cliques em relação ao restante da página, tornando-se assim, a situação preferida por quem quer que tenha um site.

Nota-se também que os links patrocinados na coluna lateral direita, não passam de alguns poucos cliques, onde o primeiro recebe apenas 2% de todos os cliques na página. Somente o primeiro link dos links patrocinados no topo da página, ou seja, acima da busca orgânica, é que recebe uma quantidade razoável de cliques. Os outros links dos links patrocinados são praticamente invisíveis para o usuário comum.
Mais do que trabalhar o produto, a busca orgânica trabalha a marca da empresa e este é um fator fundamental para, não somente a continuidade de uma empresa, mas também a continuidade de fazer negócios, uma vez que a tendência de todos os negócios é se tornar digital. Daí se pode ter uma noção exata da importância desse fator.
Trabalhando a imagem institucional do site, uma vez que o Google indica aqueles sites que estão na primeira página de busca, como se representassem os líderes da categoria, diferentemente dos links patrocinados, que trabalham especificamente o oferecimento de algum produto ou serviço de forma direta, a busca em links naturais pode alavancar negócios e promover a empresa de forma global, onde se deixa de ser um negócio local, abrangendo uma área de atuação muito maior, ou seja, toda a comunidade digital.
Independentemente de se trabalhar a imagem institucional, os links patrocinados se ajustam perfeitamente à estratégia de vendas de lojas virtuais, onde estas podem ter um lugar assegurado, trazendo bons resultados. Um estudo realizado pela Engine Ready baseou-se em uma análise de 20,8 milhões de visitas e 108 milhões de page views para 26 lojas virtuais em um período de 12 meses. Com base no tráfego, os visitantes que clicam em um link patrocinado têm 50% mais chances de comprar do que aqueles que vêm a partir de links orgânicos do Google. Ainda de acordo com o estudo, a taxa de conversão de links patrocinados é de 2,03% contra 1,26% da busca orgânica. Para lojas virtuais, sem dúvidas é uma forma de vender produtos, mas tudo isso tem um custo, contra a busca orgânica que é gratuita.

Fora esse fato tem outro interessante: 65% das pessoas NUNCA CLICAM EM LINKS PATROCINADOS, preferindo a busca orgânica.
A estratégia de se usar um ou outro vai depender dos objetivos de marketing digital da empresa, mas a importância da busca orgânica para a marca é fundamental. Importante também é o trabalho de SEO, pois é ele que produz resultados nos sistemas de busca, principalmente trabalhando o site para ocupar um bom posicionamento na primeira página e, entre as primeiras posições para diversos termos de busca. Esse é o contexto fundamental do SEO.

Conclusão
Que o marketing em sites de busca hoje são a melhor forma de investir e ter retorno mensurável, todo mundo sabe. Portanto, quanto mais sua empresa puder estar presente em resultados de busca, tanto melhor.
Portanto, deve ter em mente o prazo para ter retorno e o budget disponível, e assim escolher a melhor estratégia. Uma estratégia interessante, para pequenas e médias empresas, é iniciar as campanhas de Links Patrocinados do Google AdWords com uma verba maior e ir reduzindo na medida em que o tráfego da busca orgânica começar a gerar conversões, até ficar numa média de custo interessante.

Nenhum comentário :

Postar um comentário