Tendências da Internet

Nenhum comentário

Tendências da Internet 

Para onde a internet está nos levando ?

Hoje em dia é fácil observar como as novas tecnologias estão cada vez melhores, cada dia mais evoluídas, tonando-se tendências.
Na internet notamos também a evolução dessas tendências, que na maioria dos casos trazem resultados transformadores, e auxiliam o desenvolvimento da sociedade.

Começarei falando sobre:

 

Desmaterialização

É uma ideia que particularmente é muito atrativa, pois se apresenta como uma rota alternativa frente ao atual modelo de produção e consumo, que tem causado o esgotamento dos recursos naturais. Como consequência de uma economia baseada na lógica do descartável, desenvolvida nos últimos 50 anos, a humanidade ultrapassou em 20% a capacidade de suporte e reposição da biosfera.
Também traz comodidade as pessoas pois daqui a alguns anos, poderemos fazer tudo pela internet, pelo celular.
Eletrônicos que cabem na palma da mão, softwares de comunicação reduzindo a necessidade de deslocamentos. Esses são apenas alguns exemplos de desmaterialização. O tema – como se vê – não é necessariamente novo, mas ganhou fôlego com a expansão das tecnologias da comunicação e informação e a promessa de substituir átomos por bits.
Por isso podemos concordar que essa tendência é algo muito benéfico para toda a população, pois além da comodidade, ajuda na questão do esgotamento de recursos naturais. Definitivamente, eu espero que essa tendência seja duradoura e próspera.



Desmonetização 

Como o próprio nome diz, significa a anulação dos recursos, ou seja empresas que são há muito tempo fundadas, estão sendo desbancadas por empresas que oferecem o mesmo serviço, só que com mais facilidade e muitas vezes gratuitamente.
Vejamos alguns exemplos:


Skype:

O Skype é o software que permite que você converse com o mundo inteiro. Milhões de pessoas e empresas usam o Skype para fazer de graça chamadas com vídeo e chamadas de voz, enviar mensagens de chat e compartilhar arquivos com outras pessoas pelo Skype. Você pode usar o Skype como for melhor para você: no seu celular, computador ou em uma TV com o Skype instalado.O Skype é fácil de usar e o download é grátis.
Como podem ver, o SKYPE acaba desbancando as outras operadoras que tem como objetivo vender linhas telefônicas tais como: VIVO, NET, entre outras, pois diversos usuários preferem utilizar algo gratuito que funciona tanto em rede nacional quando no exterior.





WhatsApp:

WhatsApp Messenger é uma aplicação multiplataforma de mensagens instantâneas para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia. O software cliente está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian, Windows Phone, e Nokia.
Competindo com uma série de serviços por exemplo: Claro, Vivo, Tim e Oi, o WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times , WhatsApp "tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos ".
Com esses exemplos podemos ver nitidamente que a tendência de desmonetização é maravilhosa, pois anula serviços que geralmente são muito caros, e dá a chance de todas as pessoas no mundo se conectarem através de SMS e ligações com vídeos. Particularmente, a desmonetização é um avanço incrível e todos esperamos que continue assim, com grandes avanços !




Gamification

 O que é “gamification”?
É a técnica de transformar as coisas que fazemos no cotidiano, em jogos, para se tornar algo agradável.Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca.

A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pelas interações dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas, até prêmios físicos.


Duolingo:
Um exemplo interessante é a plataforma Duolingo,é um site de ensino de idiomas gratuito utilizando uma plataforma crowdsourcing de tradução de textos. O serviço funciona de maneira que os usuários progridam nas lições ao mesmo tempo que traduzem conteúdo real da internet. Até dezembro de 2012, o site oferecia espanhol, francês, alemão, italiano e português para falantes de inglês, bem como inglês para falantes de português, espanhol e italiano. O duolingo anunciou oferecer em breve chinês.

A vantagem do modelo é que ele instiga duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

A participação cada vez maior das pessoas nas redes sociais contribui para a criação de um solo fértil para o uso de mecanismos de games na divulgação de marcas, já que existe uma tendência natural de recomendação e interação do público com empresas com as quais tem afinidade.




 Captcha:


Você é uma pessoa de verdade? Navegando na web com certeza você já se deparou com alguma pergunta como essa ao tentar inserir um comentário ou cadastrar um login e senha em algum site. Embora a primeira vista a pergunta pareça estúpida, sua proposta faz todo o sentido em se tratando de segurança.

Perguntas como essa são um exemplo de captcha. O termo é um acrônimo para Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart ou, numa tradução direta, teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos.

E para que isso serve? Em linhas gerais, os captcha servem como uma ferramenta auxiliar para evitar spams ou mensagens disparadas por outros computadores ou robôs. A idéia é que a resposta os teste de captcha seja de solução impossível para um computador permitindo, assim, que somente seres humanos tenham acesso a determinados conteúdos ou possam enviar informações.


A Internet das Coisas

É uma inovação tecnológica que realça o futuro da computação e da comunicação, havendo uma interação do mundo físico e o mundo digital, permitindo que os objetos façam parte dos sistemas de informação. Para agregar os objetos e aparelhos do dia-a-dia a grandes bases de dados e na Internet, é fundamental um sistema de identificação. Só assim torna-se possível coligir e registrar os dados sobre cada uma das coisas. O objetivo é dar acesso a esses objetos para que se comuniquem com outros dispositivos na web.

* Geladeira
Um projeto desenvolvido no Brasil cria uma lista a partir dos produtos (com código de barras) colocados na geladeira. Quando algum deles acaba, a própria geladeira envia uma solicitação para o supermercado encomendando os que acabaram. 


* TV
O acesso da TV a Internet, possibilitaria ela ligar nos canais mais assistidos, ou até gravar e baixar os programas favoritos da internet sem que ela seja programada. Ademais, aplicativos elaborados para televisores concederiam a interação com apresentadores de programas na TV pela rede, em tempo real.


* Dispositivos portáteis
Na Internet das Coisas, os dispositivos portáteis são aquilo que mais está próximo do usuário, de acordo com essa comunicação entre esses objetos na web. São aparelhos móveis que nos possibilitam a navegar por n sites da Web a qualquer hora e em qualquer lugar. Com o potencial de se tornarem centrais de informações móveis sobre os dispositivos conectados a rede mundial (Internet), com a vantagem de estar sempre por perto do usuário.


Nenhum comentário :

Postar um comentário